O Golf torna-se no GTI
Coincidentemente, o mercado revelava um clima propício ao lançamento de um Golf em versão desportiva. Além disso, a Volkswagen precisava de um modelo chamativo, capaz de atrair multidões no próximo Salão de Frankfurt, a pouco meses de distância. De repente, o projeto captou a atenção de todos os departamentos e foram construídas seis variantes diferentes, desde um speedster otimizado para a máxima performance, até uma variante mais opostamente mais modesta e discreta. O chefe de design, Herbert Schäfer, ficou responsável pelo desenvolvimento dos detalhes que demarcariam o futuro GTI dos seus rivais menos potentes. Por exemplo: a faixa vermelha na grelha, o spoiler dianteiro mais largo, os alargamentos nos guarda-lamas, a moldura a preto em volta do óculo traseiro, o teto forrado a preto, o punho do comando da caixa velocidades em formato de bola de golfe e o padrão xadrez do revestimento dos bancos.
Estreia mundial do Salão de Frankfurt de 1975
A equipa anteriormente “clandestina” terminou o seu trabalho mesmo em cima dos prazos estabelecidos. Quando a 46ª edição do Salão de Frankfurt abriu as portas ao público, a 11 de Setembro de 1975, deu-se a estreia mundial de uma certa vedeta “vestida” de vermelho que dominou as atenções no stand da Volkswagen: o protótipo do Golf GTI. A frase de promoção descrevia-o como “O Volkswagen mais rápido de sempre”, o que não era – de todo – um exagero: o GTI acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, deixando para trás carros consideravelmente maiores e mais caros.
1976: Lançamento da primeira geração Golf GTI
(1,6 litros com 110 Cv)
1979: Renovação estética (facelift)
1982: Aumento da performance do motor
(1,8 litros com 112 Cv)
1983: Lançamento do “Pirelli GTI”
(oficialmente designado “Special Model Golf GTI”, com jantes personalizadas)
Volkswagen
Golf
1982
146 396 km
Preto
Vermelho/Preto
Manual
1.6 L
Classic
Coupe
Gasolina
Copyright 2017 MyCar. Todos os direitos Reservados. Made by Vitamina.